Iniciativas Aceleradas primeira edição pelo Programa Floresta 360°


A Reinterra atua no reaproveitamento de verduras e legumes de agricultores por meio da desidratação, com a finalidade de aumentar a durabilidade dos produtos, trazendo mais praticidade ao consumo sem comprometer a conservação dos nutrientes a longo prazo. Essa iniciativa surge em Santarém – Pará, como resposta ao desperdício recorrente de alimentos como cebolinha, cheiro-verde, salsa, coentro e alfavaca nas feiras locais, que gera prejuízos aos agricultores e contribui para o acúmulo de resíduos nesses ambientes.

Diante desse cenário, a proposta consiste na coleta e desidratação desses alimentos desperdiçados, transformando-os em insumos para a produção de novos produtos alimentícios, promovendo sustentabilidade e geração de renda.

.


A Nhungara desenvolve biojoias com coleções exclusivas, comercializadas por meio do e-commerce, priorizando a valorização dos povos e dos insumos da região do Tapajós (Santarém – Pará), especialmente por meio da aquisição direta de matéria-prima dos comunitários da Floresta Nacional do Tapajós.

Essa proposta se destaca em um contexto onde ainda existem poucos empreendimentos no Oeste do Pará que valorizem os saberes tradicionais e os recursos naturais locais, além da escassez de plataformas online especializadas nesse segmento.

Nesse sentido, a Nhungara fortalece a economia local ao desenvolver coleções de biojoias em látex, produzidas por mulheres das comunidades, promovendo inclusão social, identidade cultural e sustentabilidade.

.


A Pauxis Turismo propõe o estabelecimento de uma agência na região de Óbidos – Pará, com o objetivo de valorizar e divulgar a cidade histórica, bem como seus atrativos culturais e naturais. Atualmente, a ausência de agências estruturadas no município limita a expansão do turismo e dificulta o acesso organizado aos principais pontos turísticos, comprometendo o potencial econômico da região.

Diante disso, a empresa pretende oferecer pacotes turísticos voltados à natureza, aos eventos culturais e às atividades de aventura, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo local.

.


Empreendimento comunitário dedicado à produção de geleias e doces artesanais, a partir de ingredientes regionais. A iniciativa valoriza os saberes tradicionais e a cultura alimentar das comunidades quilombolas em especial a comunidade do Abacatal, em Ananindeua-PA

.


Situada nas comunidades de Tatu e Santa Clara, no município de Tracuateua-PA, a Rexistir Natural do Campo atua na extração e beneficiamento de óleos vegetais como coco, babaçu, tucumã, mamona, buriti, andiroba e etc., promovendo o uso sustentável dos recursos florestais não madeireiros.

.


Localizada na comunidade extrativista de Santa Maria da Barreta, em São Caetano de Odivelas-PA, a iniciativa produz bolsas, chaveiros e artesanatos inspirados no mangue. O trabalho é especializado no uso das fibras do tucumã e da bananeira, valorizando o artesanato tradicional e os saberes do território da região do salgado.

.


A iniciativa Guardiãs do Cacau está localizada na comunidade de Acara-Açú, no município de Acará-PA. Atua na produção artesanal de chocolate a partir do cacau nativo, promovendo o manejo sustentável e o fortalecimento da cadeia do cacau com identidade territorial.

.

Bem-vindo ao primeiro programa feito exclusivamente para apoiar a economia da floresta.