O Programa Floresta 360° ajuda a desenvolver negócios em comunidades tradicionais na Amazônia. Esses negócios devem ter relação direta com o uso sustentável dos recursos naturais e culturais do território, promovendo a bioeconomia local.

 

Iniciativas Aceleradas pelo Programa Floresta 360°


Localizada na comunidade quilombola de Oxalá de Jacunday, no município de Moju-PA, a Dandaras de Jacunday é formada pela união de três iniciativas de empreendedoras locais: 1. produção de artesanatos como canetas personalizadas, 2.  Produção de peças de crochê , e 3. Produção de biojóias

.


Com sede no município de Barcarena-PA, a iniciativa Delícias da Fruta atua na produção de polpas de frutas regionais, oferecendo uma grande diversidade de sabores.

O negócio valoriza o aproveitamento sustentável das frutas locais, o consumo de alimentos saudáveis e contribui para a geração de renda na comunidade.

.


Localizada na comunidade quilombola do Abacatal, no município de Ananindeua-PA, a EcoPolpas tem como principal produto a polpa de uxi, além de outras frutas amazônicas. A iniciativa fortalece a produção sustentável e a valorização dos recursos naturais do território quilombola.

.


Empreendimento comunitário dedicado à produção de geleias e doces artesanais, a partir de ingredientes regionais. A iniciativa valoriza os saberes tradicionais e a cultura alimentar das comunidades quilombolas em especial a comunidade do Abacatal, em Ananindeua-PA

.


Situada nas comunidades de Tatu e Santa Clara, no município de Tracuateua-PA, a Rexistir Natural do Campo atua na extração e beneficiamento de óleos vegetais como coco, babaçu, tucumã, mamona, buriti, andiroba e etc., promovendo o uso sustentável dos recursos florestais não madeireiros.

.


Localizada na comunidade extrativista de Santa Maria da Barreta, em São Caetano de Odivelas-PA, a iniciativa produz bolsas, chaveiros e artesanatos inspirados no mangue. O trabalho é especializado no uso das fibras do tucumã e da bananeira, valorizando o artesanato tradicional e os saberes do território da região do salgado.

.


A iniciativa Guardiãs do Cacau está localizada na comunidade de Acara-Açú, no município de Acará-PA. Atua na produção artesanal de chocolate a partir do cacau nativo, promovendo o manejo sustentável e o fortalecimento da cadeia do cacau com identidade territorial.

.

Bem-vindo ao primeiro programa feito exclusivamente para apoiar a economia da floresta.